Temas:

BODYBOARD (18) Jogos (1) PICO (21) SKIMBOARD (13) Stand Up (12) SURF (42)

Conhecendo o Mar

Um fator muito importante para o Surf é conhecer as condições do mar antes de entrar, observando os perigos aparente. Então, devemos ficar atentos com  às correntes, os agueiros, tipos de onda, fundos da praia, ventos, marés.

Vamos entender melhor o que são essas coisas:

Marés: A maré  se altera com uma media de 6 horas, ou seja, temos duas marés-cheias e duas marés-vazias.

Ventos: O vento influencia na formação das ondas. Para a pratica do Surf  o melhor é não ter vento, mas se houver, o melhor é o vento leste "Off-Shore" e o pior é o vento oeste "On-Shore."

Correntes e Agueiros: Ocorrem geralmente em zonas profundas, onde não há ondulação, conhecida como 'corrente de retorno' ou 'maquina de afogar', pois é responsável por 80% dos afogamentos.

Marés Vivas: Ocorrem devido a  ação conjunta e alinhada, exercida pelo Sol e Lua.


Formação das ondulações: Forma-se em alto mar, através da ação de ventos e correntes divergentes e convergentes. Ao se aproximar da zona costeira as ondas se elevam e quebram, formando as ondas que surfamos.


Fundo: É importante saber sobre o fundo do mar em que vai surfar, pois cada tipo requer cuidados diferentes. Um fundo de coral por exemplo, pode te cortar em uma queda, o mais seguro, e comum no Brasil, é o fundo de Areia .

Sempre que cair encolha o corpo todo protegendo a cabeça para evitar com que a prancha bate em sua cabeça, ou protege-la de algo que possa ter no mar.

E claro, evitar o surf perto de rochas e obstáculos.

Basicamente é isso, observar as ondas, a corrente de retorno, saber o fundo do mar em que vai surfar.

This entry was posted on quinta-feira, 17 de janeiro de 2013 and is filed under ,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Você vai curtir:

2leep.com

Postagens populares